terça-feira, 27 de dezembro de 2016

[TAG] Retrospectiva 2016



Oi, pessoal! Aproveitando o clima de final de ano, decidi adiar todas as novidades do The Nerd Bubble para 2017 e deixar essa semana para os planejamentos. Como não dá para planejar nada sem uma boa olhada para o passado, nada melhor que responder à TAG que a Lua do blog Caderno da Lua me marcou. Ela explica em seu post que a TAG era originalmente 50% (imagino que por ser respondida no meio do ano), mas foi rebatizada de RETROSPECTIVA 2016 por motivos óbvios. Antes de iniciarmos, gostaria de lembrar que foi um ano bem devagar nas leituras, então alguns livros podem se repetir... Vamos à ela, então? 


1) O melhor livro que você leu em 2016:
Mesmo com poucas leituras, é uma escolha difícil. Mas Uma Canção para a Libélula, da Juliana Daglio foi o livro mais significativo deste ano, que me proporcionou mais que uma leitura agradável. Sem ele, certamente meu período apático teria sido bem maior. 

2) A melhor continuação que você leu em 2016:
Bom, embora eu trate como um livro só, a segunda parte de Uma Canção para a Libélula só saiu pela Editora Arwen este ano. Então, acho que UCPL - Parte 2 foi a melhor continuação que li esse ano!

3) Algum lançamento do primeiro semestre que você ainda não leu, mas quer muito:
Aos Olhos de Zoe, livro fofíssimo da minha xará Camila Pelegrini. Está n'A Lista de 2017 (apelido de "A Lista de livros que comprei e ainda não li, mas quero muito e já devia ter lido, então vou tentar ler tudo em 2017").

4) Lançamento que foi o mais aguardado do segundo semestre:
Acho que foi a nova versão de Instituição para Jovens Prodígios, da L. L. Alves, pela Editora Essência Literária, porque finalmente comprei minha cópia física e vou por ler (está na lista de janeiro).

5) O livro que mais te decepcionou esse ano:
Bah, sabe que não lembro de nenhuma decepção? Talvez O Cemitério, do Stephen King. Achei que teria mais ação e acabei por não terminar no prazo do para a discussão no Vórtice Fantástico (clube do livro) e deixei a leitura pela metade. Ainda pretendo retomá-lo no futuro e tenho uma porrada de livros do King nas minhas listas. Espero que minha impressão mude na segunda tentativa o/

6) O livro que mais te surpreendeu esse ano:
Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison, do Enéias Tavares e Guerra do Velho, de John Scalzi. Esperava que ambos fossem bons, mas não achei que teria experiências tão boas com esses livros. Amei os dois que, curiosamente, li para o Vórtice Fantástico (esses eu terminei antes do prazo até). 

7) Novo autor favorito (que lançou seu primeiro livro nesse semestre ou que você conheceu recentemente):
Não conheci recentemente, mas terminei de ler o primeiro livro da sua trilogia esse mês, serve? Ananda Veloso, autora de Do Éden à Luxúria, virou um novo xodó nacional tanto por seu talento quanto por seu carinho para com os leitores. E é linda 😍

8) A sua quedinha por personagem fictício mais recente:
Hum, não tenho muitos "crushes" literários. Acho que o prêmio vai para o queridinho do ano, Newt Scamander interpretado por Eddie Redmayne em Animais Fantásticos e Onde Encontrá-los. Tem como não amá-lo??

9) Seu personagem preferido mais recente:
Meu coração é grande e nele cabem muuuitos favoritos, mas se tenho que escolher um favorito entre os favoritos, acho que é Daniella Fagundes, a protagonista de As Grandes Aventuras de Daniella da L. L. Alves porque me identifiquei MUITO com ela e, ao longo da leitura, aprendi muito também. 

10) Um livro que te fez chorar em 2016:
Ah, todos me fizeram chorar, dos livros de terror ao chick-lit. Mas chorei mais com Uma Canção para a Libélula, sem dúvida. Até coloquei um post-it onde comecei a chorar e, se não me engano, foi já na dedicatória ou no prólogo. 

11) Um livro que te deixou feliz em 2016:
Apesar de me fazer chorar também, sorri muito com As Grandes Aventuras de Daniella! Embora tivesse mil coisas pra resolver e assuntos seríssimos a tratar, o bom-humor e as situações tragicômicas de Dani fizeram tudo mais leve. 

12) Melhor adaptação cinematográfica que você viu em 2016:
Cara, não vi muitos filmes novos, menos ainda as grandes adaptações como O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares ou A Garota no Trem, mas acho que Doutor Estranho foi um filme lindão, só não sei o quão fiel ele foi aos quadrinhos. 

13) Sua resenha favorita deste ano:
Não fiz muitas e isso foi um pecado terrível, mas amo cada uma que escrevi, assim como gostei de todos que resenhei. Sério mesmo. E não é por puxa-saquismo, não. É porque normalmente só leio aquilo que já acredito que vou adorar e, por sorte, não tive nenhuma decepção recentemente. Por motivos estéticos e de conteúdo, acho que a favorita é a de Lobo de Rua, da Jana P. Bianchi, logo no início do ano. A de Le Chevalier: Arquivos Secretos, de A. Z. Cordenonsii e Fred Rubim, também me marcou por ser a primeira resenha de uma HQ 😍 

14) O livro mais bonito que você comprou ou ganhou esse ano:
Olha, essa é uma categoria impossível. Comprei uma penca de livros lindíssimos e os poucos que ganhei também são incríveis, então vou só me gabar por ter esse livro lindão no meu armário:

15) Quais livros você precisa ou quer muito ler até o final do ano:
O final do ano está próximo demais pra fazer muitos planos, mas pretendo terminar Flores Mortais da Giulia Moon e pelo menos começar Um Tom Mais Escuro de Magia de V. E. Schwab para o Vórtice Fantástico de janeiro! Fora isso, trarei ainda essa semana um post com uma boa parte d'A Lista de 2017, já citada anteriormente.

E aí, pessoal, gostaram das respostas? Quais foram os seus favoritos de 2016? E os piores? Quais entraram pra lista de 2017? Não esqueça de responder nos comentários 😜

Ah, sim! Preciso indicar pessoas para responder à TAG também, né? Além de deixar aberto para quem quiser, indico as gurias do BLU (se quiserem, claro)! 

6 comentários:

  1. Do Éden a Luxúria tá na minha lista xD Tenho de ver Doutor Estranho, e também não vi ainda a adaptação de Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares :/
    Um Tom Mais Escuro de Magia... Já vi gente falando que ficou meio méh, mas ainda quero ler xD Esse Flores Mortais eu não conhecia, mas como tenho um livro de contos da Giulia Moon, já entrou pra lista de desejados <3

    Abraços! \o/

    ResponderExcluir
  2. ADORO UMA CANçÂO, AGAD e ZOE , os outros ainda preciso ler rsrs OBRIGADA por responder @!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, gatonaaaa <3
    Que honra estar nessa lista, em meio a autores tão fodásticos! <3
    Obrigada por isso!
    :*

    ResponderExcluir
  4. Que lista mais maravilhosa do mundo!
    Espero que quando chegar a vez da Zoe, ela te encha de amor <3

    Obrigada, xará, por tudo!

    ResponderExcluir
  5. Que lista maravilhosa, Ca!!! Obrigada por incluir a Lara e a Dani! A honra é imensaaaa!!! ♥ Enfim, obrigada por todo o carinho esse ano! Feliz 2017!! Beijão

    ResponderExcluir
  6. Lista mais maravilhosa do mundo! Muito feliz em estar aiiiii!!

    ResponderExcluir