segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Novo sistema de avaliações do blog


Oi, pessoal! Ao longo de 2015 vi várias situações pela blogosfera que me fizeram repensar os critérios de avaliação dos livros que resenho. Em grupos no Facebook ou em conversas mais pessoais, debatemos frequentemente como devemos resenhar: se guiados por técnica ou emoção, se devíamos dar notas ou não, quão sinceros devíamos ser. Cada blogueiro, obviamente, chegou às suas próprias conclusões e o que explicarei a seguir é o que decidi usar como guideline aqui no The Nerd Bubble.

- Análises honestas (mas gentis): Todas as análises que eu vier a postar aqui serão reflexo da minha mais sincera opinião (que é uma combinação de avaliação técnica e gosto pessoal), sem nenhum influência de editoras ou autores - mesmo que sejam parceiros. Nessas conversas com escritores, blogueiros e leitores, ficou claro que resenhas que citam apenas os pontos positivos são mais prejudiciais para o autor e para o resenhista que uma análise honesta, que aponte defeitos e qualidades
Resumindo: se eu achar pontos negativos, vou apontá-los nas minhas resenhas. Com respeito, é claro. 

- Critérios para avaliação: Como antes, vou continuar escrevendo um pouco sobre a trama do livro, como uma sinopse estendida, e avaliando três tópicos principais no corpo da resenha: escrita (narrativa), enredo (a história em si) e personagens. Além disso, no final da análise, haverá uma nova avaliação geral, onde darei notas de 1 a 5 nos seguintes itens:
1. Escrita - avalia a fluidez da narrativa;
2. Enredo -  avalia a história em si em vários aspectos, como coesão e criatividade;
3. Personagens - avalia a consistência dos personagens;
4. Diagramação - avalia a edição como um todo: espaçamento, tamanho da fonte, ilustrações etc;
5. Capa - avalia se a capa condiz com a história, se é atraente ao leitor ou não...
6. Revisão - avalia a qualidade do processo de revisão, que é bem importante para mim e negligenciado por muitas editoras;
7. Worldbuilding - avalia a consistência do "mundo" criado pelo autor - obviamente, este item não será levado em consideração quando a história se passar no "nosso mundo".
A nota final da Cami nada mais é que a média das notas destes sete (ou seis) itens. 

- O que as notas finais significam?? 
1 - Terrível. Eu, se fosse tu, não leria esse livro. 
1,5 - Ruim. Eu ainda ficaria longe desse livros, se fosse tu. 
2 - Fraco. Tem lá seus bons momentos, mas eu daria preferência a qualquer outro livro na lista de leitura (ou de compras).
2,5 - Regular. Ainda tem mais pontos negativos que positivos. Prossiga por sua conta e risco. 
3 - Mediano. Tem tanto pontos positivos quanto negativos que devem ser levados em conta. Leia a resenha atentamente para decidir se quer ler ou não.
3,5 - Mediano-pra-bom. Recomendo a leitura, mas leia a resenha para conhecer os pontos negativos.
4 - Bom! Tem alguns problemas, mas os pontos positivos superam os negativos. Recomendo a leitura.
4,5 - Muito bom! Os pontos positivos superam muito os negativos, que não atrapalham a leitura. Recomendo o livro com certeza!
5 - Ótimo! Pode até ter alguns pontos negativos, mas são fáceis de ignorar! Tu TENS que ler esse livro!!


Ah, sim! Há também alguns ícones que podem aparecer junto ao título do livro ou à nota final:
 - Favorito
 - Odiado
 - Infanto-juvenil
- Sexo explícito
- Violência explícita/Gore
 - Obra Nacional

Bom, pessoal, acho que é isso! Espero que esse post tenha sido esclarecedor, mas, se tiverem qualquer dúvida, é só perguntar aqui nos comentários! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário