domingo, 11 de outubro de 2015

Especial de Halloween #2



Oi, pessoal! Após um sábado dedicado a meu artigo sobre subgêneros da Fantasia (que tu podes ler no Literatortura), volto hoje com o segundo post especial de Halloween, levemente atrasada. 
Então, sem delongas, vamos ao meu  Top 5 de Autores de terror, horror e suspense.

5 - André Vianco


André Vianco é um escritor brasileiro, nascido em São Paulo, cujas obras abordam temas sobrenaturais e misturam terror, suspense, fantasia e romance em histórias,
Seu primeiro best-seller foi Os Sete, lançado em 2000. Em 2001 a editora Novo Século se interessou por seu trabalho e re-publicou o livro que retrata vampiros portugueses no Brasil.
Mesmo que eu não tivesse gostado dos seus livros - mas gostei - Vianco não poderia não estar nessa lista; ele não só é um dos poucos autores nacionais a viver de literatura, mas também foi um dos que abriu caminhos para essa nova onda de autores de Literatura Fantástica que vemos hoje. 

4 - Anne Rice


Howard Allen O'Brien, mais conhecida como Anne Rice, nasceu em New Orleans (EUA) em 4 de outubro de 1941. É mundialmente famosa por suas séries de vampiros, envolvendo terror e fantasia.
Entre seus trabalhos mais conhecidos estão os livros da série Crônicas Vampirescas, que incluem Entrevista com o Vampiro, O Vampiro Lestat e A Rainha dos Condenados. Além dos vampiros, escreveu também sobre bruxas (série Bruxas de Mayfair), lobisomens (série Wolf Gift) e voltou-se para temas cristãos nos últimos anos (séries Cristo Senhor e Músicas/Canções dos Serafins). Publicou também uma trilogia onde faz uma releitura "para adultos" do conto da Bela Adormecida, sob o pseudônimo A. N. Roquelaure.

3 - Stephen King


Stephen Edwin King nasceu em Portland em 21 de setembro de 1947 e é reconhecido como um dos mais notáveis escritores do gênero horror fantástico. Muitos dos seus romances e contos foram adaptados para o cinema e para TV ("Dead Zone" originou a série de mesmo nome do canal Fox) e seus mais de 50 livros já ultrapassaram a marca dos 350 milhões de cópias vendidas em mais de 40 países. Escreveu sobre praticamente todos os possíveis temas da Fantasia, passando por vampiros, zumbis, maldições, lobisomens, assombrações, demônios, ataques alienígenas, mas sempre focando no lado escuro do próprio ser humano. Sua obra prima é a série Dark Tower, que levou 7 livros (e ainda mais um, lançado recentemente) e 33 anos pra ser finalizada. 

2 - H. P. Lovecraft


Howard Phillips Lovecraft, nascido em 20 de agosto de 1890, foi um escritor estadunidense que revolucionou o gênero de terror, atribuindo-lhe elementos fantásticos que são típicos dos gêneros de fantasia e ficção científica.
O princípio literário de Lovecraft era o que ele chamava de "Cosmicismo" ou "Terror Cósmico", que se resume à ideia de que a vida é incompreensível ao ser humano, e de que o universo é infinitamente hostil aos interesses do homem. Isto posto, as suas obras expressam uma profunda indiferença às crenças e atividades humanas. H.P Lovecraft originou o ciclo de histórias que posteriormente passaram a ser categorizadas no denominado Cthulhu Mythos e também desenvolveu o fictício grimório Necronomicon, supostamente vinculado ao astrônomo e ocultista britânico do século XVI, John Dee. Ao decorrer de suas criações, Lovecraft produziu um panteão de entidades extremamente anti-humanas com as quais, nas suas histórias, geralmente os seres humanos se podem comunicar através do Necronomicon.
Morreu em 15 de março de 1937 e, durante a sua vida, dispôs de um número relativamente pequeno de leitores, no entanto sua reputação verificou uma elevada gratificação com o passar das décadas, e ele, agora, é considerado um dos escritores de terror mais influentes do século XX. 
Lovecraft é talvez um dos poucos autores cuja obra literária não tem meio-termo: volta-se única e exclusivamente para o horror, tendo como finalidade perturbar o leitor.

1 - Edgar Allan Poe


Obviamente, o primeiro lugar é dele. Nascido em 19 de janeiro de 1809, em Boston, foi integrante do movimento romântico americano. Foi um dos primeiros escritores de contos nos EUA, além do primeiro a tentar viver exclusivamente da escrita neste país - o que não deu muito certo. Recebe crédito pela importância na criação do gênero da ficção policial e ajuda nos primórdios da Ficção Científica, mas é primordialmente conhecido por suas obras góticas voltadas para o terror. Alguns de seus trabalhos mais conhecidos são O Corvo, A Quada da Casa de Usher, O Gato Preto e O Barril de Amontillado. Edgar Allan Poe morreu em 7 de outubro de 1849, em Baltimore, de causas desconhecidas

E aí, que escritores estão no teu TOP 5 de Terror, Horror e Suspense? 
Se quiser ler o TOP 5 de livros destes gêneros, clique aqui. Leia também os posts dos blogs Guilda dos Leitores e Pausa para um Livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário