sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Especial de Halloween #1


Oi, pessoal! Continuando o clima de comemorações, hoje postarei o primeiro Top 5 de Halloween!
Na verdade, era pra eu ter publicado esse post no dia 02 de outubro, uma vez que a proposta do projeto - criado pelo blog Guilda dos Leitores e apoiado pela incrível DarkSide - é fazer de cada sexta-feira deste mês um momento de terror! Infelizmente acabei não conseguindo postar no dia certo, então cá estou com o primeiro tema - e postarei o segundo amanhã, pra dar uma dose extra de horror! :D

Pois bem, vamos ao que interessa: TOP 5 Livros de Terror/Horror/Suspense

5 - Metro 2033, Dmitry Glukhovsky


Esse é o único da lista que eu não li ainda, mas entrou pra lista em homenagem ao meu namorado. Resumidamente, o mundo foi reduzido a escombros e os poucos humanos que resistiram estão abrigados nos túneis do metrô sob Moscou. Além da óbvia tensão de não saber quantos de nós ainda estão vivos, os túneis abrigam diversos perigos à espreita. O clima se mantém tenso e sombrio, uma vez que os personagens não sabem o que os espera na próxima estação ou que está acontecendo na superfície. Eu estou louca pra ler (e jogar)!

4 - Ex-heróis, Peter Clines


Este foi um daqueles livros que eu li a sinopse e pensei "Isso pode ser muito, muito bom ou muito, muito ruim": super-heróis + zumbis é uma combinação estranha, mas (na minha humilde opinião) deu certo. Em um mundo onde heróis surgiram recentemente (alguns à la Batman, outros mais como Dr. Manhattan), o apocalipse zumbi chegou em seguida. A maioria da horda morta-viva não é muito diferente do que já conhecemos, mas... e se um super-herói fosse mordido? Além de lidar com zumbis normais e "super" (não, não tem muitos desses), os super-heróis restantes precisam manter os humanos a salvo, encontrar suprimento e evitar cisões entre si. Não tem tanto gore, mas tem muitas cenas de ação e tensão pra compensar (e a Stealth, que é uma heroína memorável). 

3 - O Iluminado, Stephen King


Bom, esse não precisa apresentações, né? Li este livro há alguns meses (sim, estou devendo a resenha dele) e, embora não tenha me assustado tanto quanto eu imaginei, a leitura me deixou nervosa, tensa e ansiosa praticamente o tempo todo.

2 - O Vale dos Mortos, Rodrigo de Oliveira


Esse já ganhou resenha aqui no blog e, como já falei por aí, foi o principal responsável por me abrir os olhos ao mundo dos livros nacionais. Aqui tem de tudo que eu mais gosto: zumbis, gore e violência. Não consigo sentir medo de zumbis, mas há várias cenas de tensão e um certo mistério envolvendo os humanos sobreviventes que garantem alguns sustos e roer de unhas. 

1 - Anita Blake: Vampire Hunter, Laurell K. Hamilton


A série mistura, precisamente, os três gêneros da lista. Anita Blake "reanima" cadáveres em cemitérios profissionalmente e auxilia a divisão da polícia de St. Louis responsável pelos crimes cometidos por vampiros, lobisomens (e outros "werepeople": pessoas que se transformam em tigre, leão, leopardo...) e às vezes até demônios. Mesmo trabalhando ao lado da lei e contra sua vontade, Anita acaba se envolvendo cada vez mais com o mundo sobrenatural - que não é bonito. Todo livro tem um caso violento que a protagonista ajuda a resolver e não faltam vísceras e sangue nas cenas de crime. Aqui, vampiros são sanguinários, lobisomens são violentos e zumbis... Bem, os zumbis são controlados na maior parte do tempo. Resumindo: há violência, suspense e momentos de arrepiar os pelos da nuca, além de trazer o lado mais sombrio da Fantasia Urbana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário