segunda-feira, 25 de maio de 2015

Literatura em Movimento 01 - Maio

Oi, pessoal! Venho hoje com a primeira postagem do Leitura em Movimento, o projeto de blogagem coletiva sobre o qual postei esse mês. 

O primeiro tema é bem interessante, mas me deixou confusa e indecisa:

 "Todo leitor tem aquele livro que mais gosta por diversos motivos: ou porque o texto possui uma linguagem bonita, ou porque os personagens são instigantes, ou porque a história de amor é a dos sonhos, ou porque a capa do livro é belíssima... Afinal, todos já pensamos "Por que eu não tive essa ideia antes?"

Se fosse você o autor de um livro, que livro seria esse? E por que gostaria de ser o autor(a) dele?"

Todos que me conhecem sabem (ou deveriam saber) que Tolkien é meu escritor favorito, logo a primeira coisa que me veio à cabeça foi “queria ter criado a Arda e todas as histórias de Valinor, Númenor e Terra-média”. Eu acredito que o valor de Tolkien e suas obras seja incontestável para o mundo da fantasia atual; sem ele, dificilmente teríamos todos os grandes nomes da literatura fantástica que surgiram nas últimas décadas. Além de ter servido de inspiração para centenas de escritores (eu inclusa, mesmo que ainda seja só aspirante), a obra de Tolkien é tão completa, complexa e coesa, que é impossível não pensar “cara, eu queria ter inventado isso!”. 



Mas aí lembrei da J. K. Rowling, que fez algo tão impressionante quanto Tolkien: ela criou um mundo mágico e totalmente coerente a partir do nosso mundo “real”. Ela usou o nosso mundo pra criar um novo universo, onde a magia e seres mitológicos existem, mas também existe o preconceito, a amizade, o amor, a inveja... Enfim, o mundo mágico de Rowling pode conter varinhas e feitiços, mas os personagens são reais, dignos de falhas e atos heroicos. E essa é a principal razão pela qual gostaria de ter escrito a série Harry Potter: os personagens têm defeitos e qualidades, o que os torna mais reais, mais “humanos”, lembrando-nos que a luta entre o bem e o mal existe também dentro de cada um de nós. 



Também queria ter escrito as séries de Rick RiordanPercy Jackson e os Olimpianos, Heróis do Olimpo e As Crônicas dos Kane –, porque sempre amei mitologia, então gostaria de ter tido a ideia de trazer os deuses gregos, romanos e egípcios para os dias atuais, revisitando mitos antigos e criando novos. Além de tornar a mitologia algo interessante para as novas gerações, Riordan também é ótimo em criar personagens divertidos e carismáticos – adjetivos que podem ser aplicados a seu estilo de escrita. 




Laurell K. Hamilton foi outra que escreveu séries que eu queria ter escrito. Anita Blake: Vampire Hunter e Merry Gentry misturam elementos de lendas e seres sobrenaturais em um cenário urbano atual e têm mulheres fortes como protagonistas. Ambas as obras são “proibidas para menores” por conter tanto cenas fortes de violência quanto de sexo – e acho que a Laurell é capaz de fazer isso com naturalidade, de forma que seja apenas mais um elemento da história e não o centro de tudo (como acontece em centenas de livros de urban literature).



Há mais obras e autores que têm seu lugar cativo em meu coração, mas acho que esses quatro escritores reúnem as características que mais aprecio no geral e suas obras são algumas das minhas favoritas de todos os tempos. Juro que tentei escolher apenas um livro, mas não deu. Sorry! 

E tu, caro leitor? Que livro gostaria de ter escrito? Comente e volte sempre o/

20 comentários:

  1. Oi, Camila!! Adorei as escolhas!! Sou super fá de HP (é muito amor!!). Não conhecia essa última autora, mas acho que leria um livro dela!! Adorei o texto!!

    Beijos!
    Café com Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Harry Potter <3
      Os livros da Laurell são muito bem escritos, embora vá ficando gradualmente mais conectado ao sexo. Eu não me importo e acho que não fica forçado, mas tem um grupo de fãs que parou de acompanhar a série da Anita por causa disso... Eu acho que essa parte vai mudando a personagem e a faz evoluir, então acho válido ^^
      Obrigada pelo comentário fofo e volte sempre (e fique ligada que vou fazer um post especial sobre os livros da Rowling :D )
      Bjs da Cami!

      Excluir
  2. De todos os autores citados, somente não conheço Laurell K. Hamilton.
    Tolkien, Rowling e Riordan são mestres na sua área, todos souberam criar seus pequenos e vastos universos, Tio Rick pra mim é um dos melhores, como fã avido por boa literatura mesclada as incontáveis mitologias, foi com ele que mais me identifiquei, e olha que não falta autor e livros com a mesma pegada, mas Percy foi o que mais se destacou na minha pequena estrada em quanto leitor.
    Parabéns pela postagem ficou divina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso que acho! Adoro o Riordan e a capacidade que ele tem de escrever sobre mitologia de maneira leve e divertida, trazendo os deuses para o mundo "real" - e a relação deles com os fãs é ótima também!
      Obrigada pelo elogio e volte sempre!!
      Bjs da Cami!

      Excluir
  3. Viva os livros de fantasia! Adorei todas as tuas escolhas, Camila! Só li a obra de Tolkien e HP, mas reconheço a importância de Percy Jackson, que assim como HP convenceu toda uma geração que ler é sim algo muito legal :-)

    Nunca tinha ouvido falar dos livros da Laurell K. Hamilton, mas já gostei por tu ter comentado que possui personagens femininas fortes, hehe.

    Beijos!

    http://www.chovendolivros.com.br/a-imaginacao-fantastica-de-gaiman/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é o que acho mais legal, especialmente na Rowling e do Rick: eles conseguiram mostrar para um enorme número de jovens que ler pode ser legal, divertido e prazeroso ^^
      Eu sou suspeita pra falar, mas AMO as personagens da Laurell, especialmente a Anita Blake. Ela é a personagem mais bad-ass que eu conheço, mas ainda capaz de sentir medo e tal. Como comentei com a Helena ali em cima, os livros dessa série envolvem bastante sexo (e iguais doses de violência)... Eu não me incomodo com isso e acho que contribui para o desenvolvimento da personagem e da história em si, então me parece válido. Fique de olho que vou fazer uma postagem sobre a Laurell em breve! ^^
      Obrigada pelo comentário, volte sempre e viva os livros de fantasia o/
      Bjs da Cami!

      Excluir
  4. Camila!
    Super me identifiquei com as tuas escolhas!!! Eu gosto demais dos três primeiros escritores citados, não conheço a última, mas achei bem interessante.
    Beijo.
    Ana Karina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Tolkien, Rowling e Riordan são um trio difícil de não gostar, né? Cada um tem suas características próprias, mas todos são mestres!
      Se ficou interessada na Laurell, fique de olho porque acabei de decidir que farei um post sobre ela e suas obras!
      Volte sempre, Ana Karina!!
      Bjs da Cami!

      Excluir
  5. Oi Camila!!
    Nossa só escolhas super legais.
    Eu amo o Tio Rick rsrsrs. J. K. Rowling é outra que eu tive vontade de colocar na minha lista, eu acompanhei HP durante anos, tenho os livros e os filmes e não canso de assistir.
    Tolkien, eu não li nada dele ainda, mas o marido amaaa.
    Adorei o post.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tolkien é meu ídolo máximo, mas Rowling e o Rick também são geniais! Não tem como não amar essa trio fantástico ^^
      Obrigada pela visita e volte sempre ;)
      Bjs da Cami!

      Excluir
  6. Oi!
    Assim como o Julielton, só não conheço a última autora citada.
    Sou suspeita em falar de Tolkien e J. K. Rowling, gênios da literatura. Amo muito!
    Riordan também conseguiu me conquistar!
    Adorei suas escolhas e a forma como as justificou.
    Beijos.

    www.historiamuda.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos elogios! Aconselho a Laurell a todos que não tenham problemas com sexo e violência (em momentos separados!!), porque a história, o embasamento e a escrita são incríveis - e vem evoluindo ao longo dos 20 anos que ela vem escrevendo os livros da Anita Blake.
      Tolkien, Rowling e Rick são quase unanimidade! hauhuahau

      Volte sempre!!

      Bjs da Cami

      Excluir
  7. Olá, adorei suas escolhas, apesar de não ter lido nenhum, conheço eles e tenho curiosidades!

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! Se tiver oportunidade, leia todos! Sempre vale a pena!!

      Bjs da Cami!

      Excluir
  8. Oi Camila!
    Muito boas as escolhas! Quem não ama HP, Tolkien e Percy Jackson (os livros, não o filme), não sabe o que é amor!!!
    Agora, eu n conhecia a Laurell e achei as coleções muito interessantes! Vou procurar saber mais e (muito provavelmente) colocar na listinha! (não a do Stephen King, que tem uma só p ele...)
    Parabéns! Até + ver!
    Nu - As 1001 Nuccias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não os filmes! Nunca os filmes de PJ!! Hauahhahau
      Também tenho uma lista só pro Stephen King, embora eu já tenha comprado uns 20 dele. Esse homem escreve demais pra eu poder acompanhar... :(
      Eu adoro a Laurell, mas há quem não goste por haver sexo nas histórias. Se tu não te importa com sexo e violência, é uma EXCELENTE pedida!!

      Obrigada pela visita! Sinta-se em casa e volte sempre!

      Bjs da Cami

      Excluir
  9. Oi! Estou adorando acompanhar as postagens deste projeto, tenho visto em vários blogs. Deve ser mesmo maravilhoso ser autor de séries tão amada por leitores de todo o mundo e, no caso da J.K, um universo tão mágico e encantador. Ainda não tive oportunidade de ler nenhum destes livros, mas conheço muita gente que amou e sei o quanto devem ser incríveis. :)
    Gostei muito do seu blog, estou seguindo e desejo-te muito sucesso! <3
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! O projeto está ótimo, né? Estou louca pra ver qual será o tema de julho! ^^
      Se tiver oportunidade, leia pelo menos uma série de cada autor - prometo que vale a pena (se gosta de fantasia, é claro!)!

      Obrigada pela visita e volte sempre!!

      Bjs da Cami!

      Excluir
  10. Ei Camila, eu entendo o quanto é difícil escolher apenas um entre tantos autores excelentes. Eu confesso que me segurei para não colocar a J.K. ou o Rick no meu post também hahahha
    Adorei as escolhas, são todos ótimos escritores!

    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu simplesmente não consegui escolher! Tolkien é e sempre será meu ídolo maior, mas há coisas importantíssimas nas obras da Rowling, do Rick e da Laurell que não existem ou não foram tão abordadas pelo Professor. Por isso precisei colocar os 4, já que cada um tem características INCRÍVEIS que eu tento trabalhar em mim ^^

    Obrigada pela visita, Filipe, e volte sempre!!

    Bjs da Cami!

    ResponderExcluir